Tsunami

Pois é gentem, hoje vou falar sobre um assunto realmente sério: a tão temida tsunami. Eu sei que sábado eu fiquei brincando com ela, mas agora aqui é sério. Porque vou falar sobre ela? Porque simplesmente esse foi o assunto da semana! E eu queira mesmo entender como ela se forma, e numa aula de Geografia que tive esses tempos o professor chegou a falar sobre esse assunto, mas eu queria saber mais, então perguntei muito pro Tio Google e o pros primos Yahoo! e Bing ;D
Depois da Tailândia - ficaram uns 2 meses falando sobre ela e hoje vocês vão relembrar aqui - veio Chile e por pouco não aconteceu no Hawaii, o que é isso gentem?! o mundo vai acabar na água?? A cada dia de que passa tem mais enchentes, alagamentos, tsunamis!
aaaa, uma duvida bem frequente: como diferenciar uma enchente com um alagamento:
Enchente: quando o rio sobe muito o nivel dele. Alagamento: por exemplo, quando chove muito e a água não por onde escorrer, dai acontesse o alagamento. Como o meu professor de física fala: 'MÃÃÃS..' vamos voltar pra tsunami :)
O que ser realmente Tsunami?
A palavra Tsunami vem lá da terra dos Japas :)
Mas tsunami é básicamente: grande onda ou sucessão de ondas marinhas que se desloca através do oceano até por milhares de quilômetros em alta velocidade (pode viajar a mais de 700km/h), com grande comprimento de onda (pode ter mais de 100km)  de pequena amplitude (metro a poucos metros) e que torna-se catastrófica ao atingir as profundidades menores das linhas de costa onde eleva-se a grande altura (30 a 40 metros), invadindo violentamente as praias.
Origem da Tsunami:
Pode ter várias origens: tremores sísmicos ou terremoto no assoalho oceânico (maremoto), por diastrofismo (ou tectonismo: é um termo geral relativo a todos os movimentos da crosta terrestre com origem em processos tectónicos) e/ou vulcanismo principalmente, deslizamentos com grandes avalanches submarinas em áreas de talude, geralmente provocadas por abalos sísmicos; impacto meteorítico.
Devido a pequena amplitude, as ondas de tsunamis são mal percebidas por quem navega em águas profundas de oceano aberto.
Momentos antes de elevar-se e atingir catastroficamente a costa, a tsunami, devido ao grande comprimento de onda, provoca um rebaixamento do nível do mar que recua significativamente o que pode servir de aviso silencioso para a população procurar rapidamente fugir para área elevadas. (Muitas pessoas da tsunami de 2004 morreram porque não perceberam a água do mar retroceder e ficaram lá na praia)
As ondas de marés e as ondas provocadas por tufões, mesmo podendo ser catastróficas, não são elencadas como tsunamis


CHILE 

Na cidade chilena de Talcahuano, as ondas chegaram a 2,3 metros de altura acima da média e em Coquimbo e Valparaíso, eram 1,3 metro superiores ao normal.
O tsunami também chegou às praias da Ilha de Páscoa, Ilhas Galápagos e da costa do México perto de Acapulco, embora com menor intensidade. O Governo chileno confirmou pelo menos 147 mortos na tragédia. O sismo chegou a ser sentido em alguns bairros de São Paulo e teve 8,8 graus de magnitude na escala Richter.

HAWAII

Chegou a ter o alerta, mas por sorte não aconteceu nada

TSUNAMI DE 2004

Aconteceu dia 26 de dezembro de 2004. O terremoto teve o seu epicentro no mar, a oeste da ilha de Sumatra no Oceano Índico. O abalo teve uma magnitude de 8.5 na escala de Ritcher, sendo o sismo mais violento registado desde 1960 e um dos cinco maiores dos últimos cem anos. Ao tremor de terra seguiu-se o Tsunami de cerca de 10 metros de altura que devastou as zonas costeiras. O Tsunami atravessou o Oceano Índico e provocou destruição nas zonas costeiras da África oriental, nomeadamente na Tanzânia, Somália e Quénia.
Os países mais afetados foram:
  • Sri Lanka, com milhares de mortos e milhões de desalojados, sendo o estado de emergência nacional declarado;
  • Índia, nomeadamente os estados de Tamil Nadu, Andhra Pradesh e os arquipélagos Andaman e Nicobar onde algumas ilhas foram totalmente submersas;
  • Indonésia, ilha de Sumatra, no estado de Banda Aceh;
  • Tailândia, especialmente as estâncias turísticas das Ilhas Phi Phi e Phuket;
  • Malásia;
  • Ilhas Maldivas, onde dois terços da capital, Malé, foram inundados pelo tsunami;
  • Bangladesh.
O número de vítimas, que era de aproximadamente 150.000, acabando por ser superior a 220.000. O governo da Indonésia suspendeu as buscas, ainda com 70.000 desaparecidos.
Algumas imagens de Tsunamis:

Essa é a imagem mais badalada entre as imagens de Tsunamis (2004), impossivel eu não colocar ela aqui :)

OBS.: Um dos piores desastres com tsunamis arrasaram vilas inteiras ao longo de Sanriku, Japão, em 1896. Uma onda com uma altura de mais de sete andares afogou 26 mil pessoas. Mais de trinta mil pessoas morreram em Java durante um tsunami causado por uma erupção vulcânica no ano de 1883, quando a pequena ilha vizinha de Krakatoa explodiu seu vulcão interior.

Eeee Tio Google, sempre fazendo a gente mais feliz :P hahahaha

Pra você que me ama,
Guii

0 opiniões sobre o post, qual é a sua?:

Postar um comentário